Pesquisar
Close this search box.

gestão empresarial integrada: o que é e quais as vantagens?

Sumário

É muito difícil conseguir gerenciar uma empresa sem que todas as informações sejam compartilhadas de forma organizada. É por isso que existe a Gestão Empresarial Integrada.

Por meio de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), ou em tradução livre, sistema de gestão integrado, você pode realizar o gerenciamento da sua empresa de forma totalmente integrada.

Confira agora tudo sobre Gestão Empresarial Integrada, suas vantagens e ainda conheça alguns ERP`s que podem fazer a diferença no crescimento e sucesso do seu negócio.

O que você vai ver neste post?

  • O que é Gestão Empresarial Integrada?
    • Curiosidade!
  • Software de Gestão Empresarial Integrada – Software ERP
    • Custos para implementação de um ERP
    • Instalação local
    • Instalação servidor virtual
  • Quais são as vantagens de ter uma Gestão Empresarial Integrada?
    • Aumento do controle interno
    • Redução de custos
    • Precisão das informações
    • Estabelecimento de indicadores de desempenho
    • Melhor administração dos recursos humanos da sua empresa
  • Conheça 6 sistemas de Gestão Empresarial Integrada
  1. CIGAM
  2. Linx
  3. Nomus
  4. SAP
  5. NetSuite
  6. MXM

O artigo está imperdível!

O que é Gestão Empresarial Integrada?

Uma gestão empresarial integrada é um modelo de gestão no qual é possível monitorar todos os processos de uma empresa, independentemente do tipo de negócio que você tem.

Quanto maior a empresa em termos de setores, maior a necessidade de gerenciamento, e é por isso que você deve ter uma gestão capaz de acompanhar e avaliar constantemente esses processos.

Imagine só, uma grande indústria, com cerca de 1000 funcionários? Certamente com esse número de funcionários, sua produção também é gigantesca, assim como todos os processos antes e depois dela.

Por isso, você deve ter uma Gestão Empresarial Integrada, para que o controle dos procedimentos e ações dentro da sua empresa possam ser o mais organizados possível. 

Curiosidade!

O SEBRAE, que é uma instituição que tem por objetivo a fomentação de negócios e a educação para o empreendedor, está promovendo um curso gratuito sobre o tema: Gestão Empresarial integrada.

O curso é voltado para pequenos empreendedores que desejam conhecer mais sobre os atores empresariais e como funciona um negócio gerido de forma integrada.
Para acessar, basta clicar aqui e começar o seu aprendizado!

Software de Gestão Empresarial Integrada – Software ERP

Se você está pensando em iniciar uma gestão integrada é necessário antes de mais nada, obter um software que seja capaz de unir todos os setores de sua empresa em só espaço virtual.

Por meio de um software de gestão empresarial, ou ERP, você consegue organizar e centralizar os processos em um só lugar.

Por exemplo, quando você compra uma matéria prima e insere em um sistema ERP, automaticamente, você terá o seu estoque alimentado, sem precisar de interferência manual.

Da mesma forma que, quando você vender uma mercadoria, a nota fiscal será emitida, gerando um boleto que deverá ser pago pelo seu cliente, e dará baixa dessa mercadoria em seu estoque.

Ao fazer um inventário, você verá que seu estoque virtual, está exatamente como o estoque físico! Mas e se não estiver? Você tem informações em seu ERP suficientes para encontrar as falhas nesse processo!

Custos para implementação de um ERP

Quando você resolve implementar um sistema ERP na sua empresa, você deve se preocupar com o cálculo dos custos com a implementação de um ERP.

Os custos dessa implementação variam de acordo com o tipo de instalação que voc6e irá realizar: se será local ou por meio de um servidor virtual.

Instalação local

Se você preferir fazer a instalação do software de ERP de forma local, então você terá que colocar o software em cada máquina de forma individual.

Ou seja, será uma licença de uso para cada máquina, dessa forma, se você possuir 20 máquinas, o custo de instalação será multiplicado pela quantidade de licenças contratadas.

Você também terá que pagar pelas horas utilizadas no processo de implementação dos sistema em sua empresa, assim como, melhorar os computadores para suportar o novo sistema de ERP.

Eventualmente você também poderá contratar um serviço de treinamento para os colaboradores que precisarão ter acesso ao sistema manualmente.

Instalação servidor virtual

Também pode ser considerado acesso em nuvem, esse tipo de instalação tem custos menores pois, todo o suporte, seja de hardware ou do software ficam nas mãos da empresa que fornece o sistema de gestão integrada.

Você terá ainda que pagar pela assinatura do software de gestão que irá utilizar, adaptações para que o sistema atenda às suas necessidades e o treinamento dos seus colaboradores para o uso do ERP.

Assim você já sabe os custos de implementar um sistema ERP, mas também pode prever o quanto é vantajoso aderir a esse tipo de gestão. Conheça agora todas as suas vantagens.

Quais são as vantagens de ter uma Gestão Empresarial Integrada?

Aumento do controle interno

Quando você resolve instalar um sistema integrado de gestão empresarial, todos os setores da sua empresa passam a trabalhar de forma unificada, como você pode ver no exemplo do estoque logo acima.

Um sistema de gestão ERP, é capaz de gerenciar não só os estoques, mas dados financeiros e fiscais, que são tão importantes para a saúde financeira da empresa, além de entregar maior confiabilidade dos dados ao setor contábil.

Os dados podem ser tratados e o seu armazenamento fica em nuvem para evitar perda de informações.

Redução de custos

E falando em setor contábil, os dados enviados de forma organizada e tratadas pelo ERP, evitam multas e pagamentos indevidos de tributos.

Evita também falhas na precificação de um produto, ou o pagamento duplicado de um boleto. Todas essas ações representam efetivamente uma relevante redução de custos. 

Precisão das informações

Quanto mais integrado for o seu sistema empresarial, mais precisa serão as informações compartilhadas entre os setores, de maneira que evitará falhas de comunicação e principalmente de execução.

Por isso, quanto mais informações compartilhadas por meio de uma gestão empresarial integrada, maiores serão os benefícios para o bom desempenho do seu negócio. 

Estabelecimento de indicadores de desempenho

Com um ERP funcionando perfeitamente, você consegue obter dados que informem sobre o desempenho da sua empresa como um todo, por setores ou até mesmo de forma individualizada.

Seu sistema ERP será capaz de lhe oferecer indicadores de desempenho de produtos, de funcionários ou de modos de efetuar processos. Tudo depende de uma boa parametrização.

Melhor administração dos recursos humanos da sua empresa

Como o ERP tem muitos dados registrados, você pode não somente obter indicadores de desempenho, como também mensurar a atividade do seu pessoal durante o expediente e otimizar o tempo na sua empresa.

Poderá remanejar funcionários ou decidir sobre a contratação de mais colaboradores, em caso de precisar de mais pessoal para ampliação das suas instalações.

A verdade é que as vantagens de possuir um sistema ERP são infinitas, mas com base nessas vantagens você já se convenceu da necessidade de possuir uma Gestão Empresarial Integrada, agora basta contratar um sistema ERP para levar adiante esse projeto!

Conheça 6 sistemas de Gestão Empresarial Integrada

Conheça agora algumas opções de sistemas empresariais integrados do mercado. Lembrando sempre que o melhor sistema, será aquele que também atenda às suas necessidades enquanto empresa com gestão integrada!

  1. CIGAM

O CIGAM é um ERP que está no mercado desde 1986 e apresenta muitas soluções para sua empresa, sincronizando os dados de sua empresa em tempo real.

É um sistema que atende a vários segmentos do mercado, independentemente do tamanho do seu negócio, podendo se adequar a sua realidade. Ele é atualizado constantemente e possui ferramentas com suporte de Inteligência Artificial.

  1. Linx

O Linx é considerado um sistema referência para o ramo varejista do Brasil e de toda a América Latina.

Além de integrar todos os setores de uma loja, caso você possua filiais, ele consegue compartilhar todos os dados das lojas em um só sistema e de forma totalmente unificada.

  1. Nomus

O Nomus é um sistema ERP ideal para indústrias de pequeno e médio porte, capaz de alinhar todas as informações de todos os setores e ainda produz gráficos que espelham o andamento da empresa.

Esse sistema é capaz de oferecer indicadores precisos de desempenho e também oferece cursos para melhorar o desempenho dos gestores.

  1. SAP

A SAP é outro sistema muito focado em agilizar os processos nas empresas de vários portes e setores. Por meio do uso de Machine Learning ela consegue processar altos volumes de informação.

Uma empresa com alto desempenho em nuvem, sendo que consegue atender mais de 230 milhões de usuários, sempre muito bem assessorados pelos mais de 105 mil colaboradores espalhados pelo mundo.

  1. NetSuite

A NetSuite é considerada a primeira empresa a trabalhar com software de computação em um sistema de nuvem do mercado. 

Trata-se de um CRM completo, incluindo a parte financeira, contábil, empresarial, ERP e E-commerce.

  1. MXM

O MXM é um sistema ERP prático e robusto, é assim que é caracterizado este sistema. Conseguem fazer implementações rápidas e sempre atuando em web e nuvem 100%.

Personalizável e atualizado frequentemente para manter seus dados equiparados com as exigências legais e tributárias.

Agora que você já sabe a importância de uma Gestão Empresarial Integrada, conheça também as vantagens de realizar uma gestão financeira empresarial, com o auxílio de vários sistemas com a assinatura da Pollvo!

Conheça ferramentas de gestão financeira!

compartilhe esse post:

receba nossas novidades

Assine nossa Newsletter e receba semanalmente um resumo de tudo o que você precisa saber!

veja também...