Pesquisar
Close this search box.

China revela: primeiro hospital operado por IA

Sumário

Que a China é um dos países pioneiros em inovações tecnológicas, todo mundo já sabe, mas agora, já foram longe demais! Imagine um hospital operado totalmente por inteligência artificial capaz de atender até 3 mil pacientes por dia!

Imaginou? Pois é, a China revelou esta novidade que foi criada na Universidade Tsinghua, em Pequim e pegou muita gente de surpresa. O Hospital que recebe o nome de “Agente”, foi constituído para economizar milhões em recursos e seu líder Liu Yang, acrescentou que serão oferecidos inúmeros benefícios aos pacientes e médicos.

Serão utilizados uma série de robôs na execução de procedimentos clínicos, que vão desde o diagnóstico e tratamento de doenças, exames e também no acompanhamento durante a internação dos pacientes. 

Ainda segundo Liu Yang, a inteligência artificial que estará no hospital, terá o controle necessário para conter e reduzir a propagação, desenvolvimento e controle de doenças infecciosas, promovendo cuidados médicos mais acessíveis para toda a população. 

Após os testes realizados a partir do Exame de Licenciamento Médico dos EUA (MedQA) a taxa de precisão nos atendimentos pela IA no “Hospital Agente”, foi de 93,06%, o que assustou alguns pesquisadores.

Mas nem só de inteligência artificial viverá o hospital virtual na China. Também contará com a presença de médicos, enfermeiros e pacientes que serão geridos por robôs inteligentes instruídos por modelos de linguagem firmados em machine learning, ou em bom português, aprendizado de máquina.

Muito embora os humanos estejam presentes neste primeiro momento, o relatório emitido pela gestão do hospital, afirma que as funções dos médicos geridos pela IA podem ser “infinitamente expandidas”. 

A equipe contará com a presença de 14 médicos e quatro enfermeiros, e irão se dedicar respectivamente ao diagnóstico e elaboração de planos para tratamento das doenças, e no suporte diário durante a permanência no hospital.

Um outro aspecto da implementação de um hospital gerido por IA no mundo real é que ele funciona como uma oportunidade para os estudantes de medicina e enfermagem e outras áreas relacionadas à saúde, aprimorarem suas competências e habilidades. 

A possibilidade de propor planos de tratamento sem risco para pacientes reais permitirá uma prática segura e eficiente, culminando na formação de “médicos altamente qualificados”, segundo Liu.

Além do atendimento presencial, o hospital de IA tem a intenção de oferecer serviços de telemedicina online, permitindo que milhares de casos sejam atendidos todos os dias por médicos virtuais. 

A nova tecnologia que começa a ser implementada ainda enfrenta desafios, pois é preciso garantir que a IA do hospital não representa um risco à saúde pública, e para tanto será necessário implementar de forma rigorosa as regulamentações médicas da China. 

É importante ressaltar a importância da constante validação sobre o desenvolvimento de tecnologias e suas aplicações no mundo real, explorando os mecanismos de colaboração entre a IA e humanos e principalmente, como obter sucesso na aplicação destas inovações tão revolucionárias.

Para saber mais sobre inovações tecnológicas e como elas podem colaborar com os humanos, continue acompanhando a pollvo news.

Ja conhece a pollvo News?

compartilhe esse post:

receba nossas novidades

Assine nossa Newsletter e receba semanalmente um resumo de tudo o que você precisa saber!

veja também...