Pesquisar
Close this search box.

como a tecnologia está mudando a forma como fazemos transações financeiras?

Sumário

Ao longo dos anos, a tecnologia foi ampliando seus espaços de forma vagarosa, mas substancial. Nem é preciso falar como o uso de “walkmans” e vídeos cassete se tornaram totalmente obsoletos.

Nos últimos 3 anos, foi possível experienciar uma expansão do uso de dispositivos móveis de tecnologias avançadas que nem todas as pessoas estavam prontas para ter acesso, mas agora não tem mais como voltar atrás.

De blockchain à criptomoedas, o mercado financeiro foi um dos que mais se adequaram às inovações tecnológicas mais recentes e a sociedade está se adaptando em passos largos para conseguir acompanhar esse novo momento do mercado financeiro.

Confira agora as principais inovações tecnológicas aplicadas ao mercado financeiro, quais as próximas tendências nesse setor e como tem afetado o modo como fazemos as nossas principais transações financeiras.

o que você vai ver nesse post

  • Inovações tecnológicas aplicadas ao mercado financeiro;
  • Principais tendências tecnológicas no mercado financeiro;
    • Tecnologia 5G;
    • Open Finance;
    • Tokenização e Cripto Economia;
    • Beyond Banking;
    • Biometria facial;
  • Mudanças nas transações financeiras.

E atenção, até o final desse post, pode acontecer alguma inovação tecnológica!

Inovações tecnológicas aplicadas ao mercado financeiro

Segurança em operações financeiras é fundamental, e o que mais tem sido aplicado ao mercado financeiro certamente é a ampliação das inovações tecnológicas para ampliar a segurança e o monitoramento em tempo real de movimentações no ambiente virtual.

É inegável que o mercado financeiro tem avançado bastante em termos de velocidade, eficiência e segurança, mas também quando o assunto é responsabilidade social e preservação do meio ambiente.

Mas a verdade é que o processo de inovação tecnológica aplicada ao mercado financeiro está apenas começando e muitas são as novidades que virão a partir de agora.

Veja agora as principais tendências tecnológicas no mercado financeiro que vão modificar totalmente o modo como você e sua empresa farão movimentações financeiras a partir de agora.

principais tendências tecnológicas no mercado financeiro

No Brasil, um dos fatores que mais fomentou a ampliação do uso de tecnologias vinculadas ao mercado financeiro e ao modo como realizamos transações financeiras certamente foi o surgimento de fintechs por todo país.

As fintechs são um modelo de startups que oferecem serviços financeiros, na maioria das vezes inteiramente virtuais e totalmente desburocratizados. Selecionamos algumas tendências tecnológicas no mercado financeiro essenciais para a consolidação desse tipo de negócio no país:

  • Tecnologia 5G;
  • Open Finance;
  • Tokenização e Cripto Economia;
  • Beyond Banking;
  • Biometria facial.

tecnologia 5G

A expansão da tecnologia 5G no Brasil, começou em 2022 e já está implantada em muitas cidades. No entanto, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), já começou a expandir o processo do %G por centenas de municípios no país.

A tecnologia 5G é uma das maiores responsáveis pelo aumento da velocidade no uso de dispositivos móveis e acesso a aplicativos e à tecnologias mais avançadas.

Um dos setores que mais devem crescer no país, por conta da implementação e expansão da tecnologia 5G é com certeza o setores de smartphones e outros dispositivos que tenham a tecnologia 5G disponível em seus aparelhos.

open Finance

O Open Finance, ou Sistema Financeiro Aberto, é uma iniciativa do banco central do Brasil que, por meio dessa tecnologia, oferece liberdade para pessoas físicas e jurídicas para compartilhar seus dados financeiros com as instituições que você desejar.

O compartilhamento via Open Finance é totalmente gratuito e acontece de forma digital dentro de um ambiente seguro. Esse compartilhamento de informações é essencial para quem deseja adquirir serviços financeiros de forma prática e totalmente digital.

tokenização

A tokenização é resultado do mercado de criptomoedas, que já não é novidade, mas que atrai por conta de sua natureza inconstante avanços tecnológicos.

O conceito de tokenização é basicamente a redução de ativos em partes infinitamente menores, em um ambiente descentralizado assegurado por tecnologia blockchain.

Com a tokenização surgem vários tipos de tokens, que podem servir para vários propósitos  e amplamente utilizados nas negociações com criptomoedas.  

beyond Banking

A beyond banking é uma parceria criada entre vários bancos, que disponibilizam serviços para seus clientes em parceria com outros bancos.

Essa tecnologia tem avançado por conta do Open Finance, e tende a ser ampliada por conta dessas instituições tentarem lidar da melhor forma possível com a concorrência.

Por exemplo, se você deseja ter acesso a um cartão de crédito, e seu banco não o tem disponível, é possível que você acesse o cartão vinculado a outro banco, apenas concedendo acesso e este outro banco a seus dados financeiros, sem precisar mudar de instituição financeira de sua preferência.

biometria facial

A última tendência e não menos especial, é a biometria facial, que é um tipo de segurança biométrica que por meio da leitura de dados específicos da face da pessoa, é capaz de garantir a segurança de uma transação.

Alguns smartphones já usam essa tecnologia há algum tempo, e atualmente ela é amplamente utilizada por vários aplicativos, principalmente os bancos digitais.

O uso de tecnologia está acontecendo de forma tão espontânea que é quase imperceptível para algumas pessoas, que já estão inseridas nesse contexto. Nos negócios não é diferente. 

mudanças nas transações financeiras 

Fazer uma transação financeira sem sair de casa é basicamente a realização de um sonho para quem tinha de enfrentar filas quilométricas e muitas horas de espera em uma agência física.

Com o uso das tecnologias como open finance, blockchain, e biometria facial, é possível realizar praticamente todo tipo de transação nos bancos. Para as empresas, isso significa também otimização do tempo e a consequente redução dos custos operacionais.

Além disso, as transações estão muito mais confiáveis e menos passíveis de erros, por conta das ferramentas de seguranças disponibilizadas pelo uso ostensivo de inteligência artificial, na manipulação de sistemas financeiros integrados com os sistemas operacionais. 

Se você tem uma Alexa em casa, ou faz pesquisas no celular falando com a Siri, então certamente você já está mais do que conectado. Entenda mais sobre esse novo conceito tecnológico e como ele tem utilizado a internet das coisas para melhorar a experiência de seus clientes.

Saiba tudo sobre Internet das coisas

compartilhe esse post:

receba nossas novidades

Assine nossa Newsletter e receba semanalmente um resumo de tudo o que você precisa saber!

veja também...