Pesquisar
Close this search box.

5 dicas de gestão financeira para empresas evitarem prejuízo

Sumário

Você sabe o que é gestão financeira para empresas? Esse é um procedimento que envolve controle, estratégia e planejamento e todos os setores da empresa precisam estar devidamente integrados para que os resultados sejam os melhores possíveis.

Por meio de algumas práticas como controle de caixa, planejamento tributário e aquisição de ferramentas de gestão, sua empresa poderá alcançar os objetivos do negócio de forma organizada e com o retorno esperado.

No artigo de hoje vamos falar sobre a definição de gestão financeira para empresas, sua importância e 5 regras que precisam ser seguidas para que você consiga uma gestão de sucesso.  

O que você vai aprender hoje?

  • O que é gestão financeira?
  • Conciliação bancária
  • Importância da gestão financeira para empresas
  • 5 dicas de gestão financeira para empresas:
    • Buscar uma consultoria de diagnóstico financeiro
    • Fazer um bom planejamento tributário
    • Tenha uma equipe preparada para as finanças
    • Informatizar seus processos
    • Tenha um bom sistema de gestão empresarial integrada

Boa leitura!

O que é gestão financeira?

Gestão financeira é o conjunto de atividades relacionadas a todas as operações direta e indiretamente ligadas ao setor financeiro da empresa.

Isso quer dizer, que não só as atividades como contas a pagar e contas a receber fazem parte da gestão financeira, mas estoques, planejamento tributário e conciliação bancária. Inclusive, a conciliação bancária é uma das atividade mais importantes nesse tipo de gestão.

O que é conciliação bancária?

A conciliação bancária é um processo no qual é feito um comparativo entre as movimentações do caixa da empresa com os lançamentos nos extratos bancários e é de fundamental importância, pois dessa forma é possível ter ciência da situação financeira da empresa.

Você também consegue conferir as entradas e saídas, evitando erros de lançamento, fraudes e até de realizar gastos que poderiam ser adiados. Por isso as pessoas responsáveis no setor devem saber como fazer conciliação bancária ciente de sua importância.

Com uma boa gestão financeira é possível, organizar, planejar e executar projetos que levem à maximização dos lucros da empresa, e por isso todos os setores devem trabalhar em conjunto.

Além da conciliação bancária, conheça agora outros processos para uma boa gestão financeira de empresas:

  • Verificar se houve lucro ou prejuízo;
  • Realizar um planejamento financeiro;
  • Captar recursos por meio de investimentos;
  • Fazer um levantamento de custos;
  • Gerenciar as cobranças e os credores;
  • Controlar o fluxo de caixa.

Essas são apenas algumas das atividades relacionadas ao controle do seu negócio. Entenda agora a importância da gestão financeira para empresas. 

Qual é a importância da gestão financeira para empresas?

A importância da gestão financeira para empresas é equivalente ao retorno que ela proporciona, pois é com base em processos como esse que uma empresa controla todos os setores.

E neste caso, controlar significa que você tem um panorama geral da situação financeira e orçamentária da empresa. Com base nisso você pode criar estratégias, planejar e fazer projeções futuras.

Poderá também reduzir gastos e cortar custos, baseado nos dados coletados com o uso de ferramentas adequadas e pessoal qualificado para exercer a função com a melhor performance possível.

Veja agora 5 dicas de gestão financeira para empresas, que você deveria começar a praticar imediatamente. 

5 dicas de gestão financeira para empresas

Que uma gestão financeira é essencial para o bom funcionamento do seu negócio, você já sabe. Mas é hora de conhecer 5 dicas práticas que você pode usar para controlar e organizar todas as informações da sua empresa.

  1. Buscar uma consultoria de diagnóstico financeiro

Se você está com problemas financeiros e acredita que há algo de errado na forma com os processos financeiros estão sendo gerenciados, então está na hora de contratar uma consultoria.

Uma consultoria poderá encontrar um diagnóstico seguro sobre onde estão os erros da gestão financeira da sua empresa, e relacionar todas as soluções possíveis para tornar seu negócio mais saudável financeiramente.

A consultoria poderá lhe orientar em que processos você precisa efetuar melhorias, assim como, os setores que podem ser melhor geridos. Ela poderá informar inclusive se precisa de mais pessoas para executar o trabalho, ou se há muitas pessoas em um mesmo ambiente.

  1. Fazer um bom planejamento tributário

O sistema tributário no Brasil é muito oneroso e se você não faz um planejamento tributário para sua empresa, pode incorrer em erros que geram bitributação e pagamentos indevidos de tributos.

Por meio de um bom planejamento tributário, você descobrirá qual é o melhor regime para sua empresa e terá uma previsão de quanto imposto você pagará em determinado período de tempo.

Escolha uma contabilidade que possa lhe assessorar na tomada de decisões tributárias, sejam elas contábeis ou fiscais.

  1. Tenha uma equipe preparada para as finanças

Assim como ter uma boa contabilidade é essencial para uma gestão financeira eficiente, você também precisa ter uma equipe que seja capaz de atender às necessidades de uma carteira do setor administrativo financeiro.

Seu pessoal deve estar alinhado com as melhorias que a empresa deseje executar, sejam elas, a adoção de uma consultoria financeira ou da aquisição de um ERP que esteja de acordo com os processos. 

  1. Informatizar seus processos

A transformação digital trouxe com elas muitas ferramentas úteis em diversos setores do mercado, por isso muitas empresas têm alcançado outros patamares no mercado em decorrência do uso de tecnologias de alta performance.

Quanto mais informatizada for sua gestão maior a otimização de tempo na sua empresa, assim como você terá menores custos, pois haverá também uma queda significativa no número de erros.

  1. Tenha um bom sistema de gestão empresarial integrada

Adquirir um bom sistema de gestão empresarial integrada, faz parte do processo de informatização da sua empresa mas, vai além pois ao contratar um ERP, você consegue ter todos os processos executados por sua empresa em um único lugar.

Com a adoção de um ERP, você controla estoques, pagamento de boletos, pagamento de fornecedores e recebimentos de credores. Você também poderá escolher se armazenará seus dados no local ou na nuvem com toda segurança que os melhores ERPs do mercado podem oferecer. 

Agora que você conhece a importância da gestão financeira para empresas, não deixe de conhecer algumas ferramentas que auxiliam seu negócio a crescer de forma organizada. 

Conheça o nosso conciliador de cartões e como ele se relaciona com os outros setores financeiros da empresa.

Conheça o Card-e

compartilhe esse post:

receba nossas novidades

Assine nossa Newsletter e receba semanalmente um resumo de tudo o que você precisa saber!

veja também...