Pesquisar
Close this search box.

profissões que surgiram recentemente por conta das IAs

Sumário

Nos filmes produzidos a partir da década de 1980, apareciam carros voadores e policiais do futuro, e faziam com que você acreditasse que o futuro estava muito distante. Acontece, que o futuro já chegou, assim como as profissões que surgiram recentemente.

Muitas profissões surgiram a partir de novas relações de trabalho, novas demandas da sociedade e é claro, a partir da inteligência artificial e como sua aplicabilidade transpõem até mesmo, as barreiras da imaginação.

No post de hoje, você irá descobrir como a inteligência artificial modifica o mercado de trabalho, o que será do futuro do trabalho e ainda quatro profissões que surgiram recentemente após o advento dessa tecnologia.

o que você vai ver nesse post?

  • Como a inteligência artificial modifica o mercado de trabalho?
    • Aperfeiçoamento dos profissionais
    • Redução de custos
    • Mitigação de erros
  • 4 profissões que surgiram recentemente após o advento das IAs
    • Engenheiro de Prompt
    • Gestor de Robôs
    • Auditor de Chatbot
    • Analista de IA
  • IA e o futuro do trabalho

Excelente leitura!

como a inteligência artificial modifica o mercado de trabalho?

Ao longo dos séculos, a forma de exercer as funções no trabalho foram aprimoradas pelas diversas invenções e tecnologias desenvolvidas pela humanidade, tanto para acelerar a produção, quanto para facilitar a vida dos profissionais dos mais variados setores.

Essas inovações fizeram com que os trens não sejam mais movidos à carvão, a iluminação pública seja automaticamente ativada ao entardecer e as reuniões possam acontecer atualmente com pessoas que se encontram em lugares completamente distintos.

Nos últimos tempos, a inteligência artificial tem se desenvolvido de forma muito acelerada e muitos profissionais têm se questionado sobre sua permanência no mercado de trabalho e como estas novas tecnologias vão mudar o cenário sócio-econômico.

aperfeiçoamento dos profissionais

Uma das principais mudanças impulsionadas pela inteligência artificial, é o aperfeiçoamento dos profissionais, que tanto se sentem ameaçados pela inserção de novas tecnologias, como também precisam se adequar a novas ferramentas de trabalho.

Diante desse quadro, é possível afirmar que para continuar escalando uma boa jornada profissional, as pessoas precisam se tornar cada vez mais capacitadas e entrosadas, como forma de expandir suas competências e habilidades.

Por exemplo, quanto mais veloz e mais funções forem acopladas em seu computador de trabalho, maiores serão os desafios para que você consiga desempenhar suas funções como antes. 

Por isso, talvez a maior preocupação das pessoas, não deva ser se serão substituídas pela AI, mas se elas estão aptas para se enquadrarem nos novos moldes de trabalho.

redução de custos

Quanto mais tecnologias são implementadas nas empresas, menores são os custos de produção, pois as máquinas são capazes de continuar trabalhando ininterruptamente em processos repetitivos e mecânicos.

A velocidade com que produzem também é muito maior do que as de uma pessoa. Além disso, quando você faz integrações baseadas em digitalização e transformação digital, há uma ampliação do acesso à informação, independentemente do setor de atuação da empresa.

Entre os setores que melhor podem se adaptar à inteligência artificial está o atendimento ao cliente. Por meio de chatbots atrelados ao aprendizado de máquina, o atendimento é muito mais assertivo e cada dia que passa está mais humanizado e personalizado. 

mitigação de erros

A mesma premissa se repete quanto ao item anterior, dado que a inteligência artificial e os robôs inseridos no gerenciamento de processos de uma empresa, menores são as possibilidades de erros.

A partir do compartilhamento regular de informações, todos os setores se tornam engajados, compartilhando dados e evitando incorrer em erros, que geralmente são ocasionados por fatores que afetam os seres humanos, mas aos quais a inteligência artificial está imune. 

4 profissões que surgiram recentemente após o advento das IAs

Big Data, machine learning, armazenamento em nuvem, cibersegurança, são termos que circundam os novos nichos de mercado e que automaticamente necessitam de profissionais que estejam aptos a trabalhar com estas novas ferramentas.

Para atender às novas demandas do mercado de trabalho e expandir a utilização dessas novas tecnologias, é que novas profissões surgiram recentemente. Abaixo seguem quatro exemplos de especializações que surgiram por conta das IAs.

engenheiro de prompt

“Prompts” são os pedidos que você faz para o robô, ou seja, a forma como você se comunica com ele. Para que as IAs tragam respostas cada vez melhores, é preciso formular os pedidos da maneira mais certeira possível. 

Por isso a existência deste profissional: uma pessoa que conhece tão bem as formas de operação de uma determinada IA específica trabalha que saberá exatamente o que tirar dela.

gestor de robôs

Esse é o cargo que vai substituir o atual gestor de projetos em muitas áreas. Boa parte do trabalho feito em grandes empresas poderá ser substituído por robôs, especialmente nos cargos mais iniciais

auditor de chatbot

Robôs não possuem opinião, eles só refletem o pensamento (com erros e acertos) quando aprendem com o conhecimento que geramos – existem vários exemplos de problemas gerados pela IA e que poderão ser fiscalizados por auditores. 

analista de IA

Este profissional terá um serviço mais braçal, mas igualmente importante para o bom funcionamento dos robôs. O analista de IA irá, bem, analisar os resultados trazidos pelas máquinas e avaliar se foram úteis ou não. 

Estas são algumas profissões que surgiram recentemente por conta das IAs entre muitas outras. Estas não são as únicas mudanças que estão ocorrendo na sociedade atual e assim como as novas profissões que surgiram, o mercado consumidor também está se adaptando aos novos parâmetros estabelecidos.

No blog da pollvo você também encontra tudo sobre como o mercado consumidor tem reagido à chegada de novas tecnologias. 

Mas diante de tantas mudanças quanto às profissões e ao mercado consumidor, como será o futuro do trabalho dadas as mudanças provocadas pelo uso ostensivo de IA?

IA e o futuro do trabalho

O futuro pertence às inteligências artificiais e tecnologias que poderão surgir a partir de agora e isto já é uma realidade para muitas empresas e profissionais que trabalham diretamente com tecnologias.

Muitas profissões deixarão de existir e muitas outras surgirão dadas as novas demandas estabelecidas pelo mercado de trabalho e quem conseguir melhorar e adaptar a esta nova realidade, alcançará os melhores cargos e vagas disponíveis no mundo corporativo.

Voltar atrás já não é uma possibilidade e por isso, o ideal é buscar conhecimento e capacitação, tornando as IAs aliadas em seu crescimento profissional, e não encará-las como um “usurpadoras” de cargos. 

Assim como as novas profissões que estão surgindo, e o mercado consumidor está mudando suas preferências, também há uma explosão de novos mercados e possibilidades de negócios. O varejo é um desses nichos que está cada dia mais atualizado e expandido para além das fronteiras da transformação digital. Confira no blog da pollvo. 

Acompanhe as mudanças no varejo!

compartilhe esse post:

receba nossas novidades

Assine nossa Newsletter e receba semanalmente um resumo de tudo o que você precisa saber!

veja também...