Pesquisar
Close this search box.

Roubo de reconhecimento facial: estão de olho no seu FaceID

Sumário

O reconhecimento facial do iPhone é um dos recursos de segurança mais eficientes que existem no mercado. Logicamente, quem tem smartphones da marca Apple se sente muito mais seguro quando comparado com os usuários dos aparelhos com sistema Android. 

Entretanto, mesmo estando no topo da segurança cibernética, os aparelhos com sistema IOS não estão isentos de ataques. Nos últimos dias, foi emitido um relatório informando aos seus usuários sobre um malware que rouba dados de reconhecimento facial dos iPhones, com a finalidade de invadir as contas bancárias dos usuários.

Mas como isso acontece na prática?

Na prática, este malware não compromete os dados FaceID do iPhone, mas ele rouba as capturas faciais para alimentar a criação de deepfakes por meio do uso de inteligência artificial e é assim que os cibercriminosos conseguem acesso não autorizado às suas contas bancárias.

Esta nova técnica de roubo monetário utiliza também mensagens via SMS para fazer a interceptação e conseguir concluir o ato criminoso. Em um primeiro momento, o Grupo-IB, que é um grupo especializado em segurança cibernética, informou também que os primeiros casos de roubo de dados de captura facial do iPhone, se concentraram na Ásia. 

Então, você que vive no continente americano pode descansar? É melhor não, pois a porta de entrada dos hackers avançarem com esta técnica de roubo cibernético, foi a distribuição de software beta da TestFlight da Apple. 

Com o encerramento desta ferramenta, eles desenvolveram estratégias de engenharia social para induzir os usuários a instalar um um perfil MDM, permitindo ao cibercriminoso o controle total das informações contidas no dispositivo da vítima.

Ou seja, quando se esgotam as chances de invasão por um meio, os responsáveis pelos ataques descobrem outras maneiras de invadir as suas informações, assim como sua privacidade.

Um fator muito importante para não ser vítima de golpes como esse, é ter bastante atenção quanto à recepção de links suspeitos e outras técnicas de engenharia social, como instalação de aplicativos ou clicando em páginas fraudulentas.

Como manter meus dados seguros?

🔐Sempre confira a autenticidade dos sites que você acessa;

🔐Desconfie de links enviados por remetentes não-confiáveis;

🔐Siga o blog da pollvo e saiba de tudo que acontece no mundo tech! 

E mais! Independentemente se você é usuário de IOS ou Android, todas essas dicas de segurança devem fazer parte das suas boas práticas de utilização de dispositivos eletrônicos, para que você não seja vítima de golpes e ataques cibernéticos.

Fique de olho!

compartilhe esse post:

receba nossas novidades

Assine nossa Newsletter e receba semanalmente um resumo de tudo o que você precisa saber!

tags

veja também...