Pesquisar
Close this search box.

O que é tecnologia 5G, como funciona e por que é importante?

Sumário

O que é tecnologia 5G, como funciona e por que é importante?

Com certeza você já ouviu falar em 5G, certo? Mas você sabe o que é a tecnologia 5G, de fato? Entende qual é o real impacto que ela terá no nosso dia a dia tanto como pessoas físicas quanto em empresas? 

Se você ainda tem essas e outras dúvidas sobre o 5G, leia este post até o final, vamos te ajudar a entender o motivo pelo qual o 5G irá nos levar a um novo patamar no mundo da tecnologia!

O que você vai ver neste post?

  • O que é a tecnologia 5G?
  • A evolução da tecnologia dos dados móveis
  • 1980: 1G
  • 1990: 2G
  • 2001: 3G
  • 2010: 4G
  • 2020: 5G
  • Quais são as diferenças entre o 4G e o 5G?
  • Quais são as vantagens do 5G?

O que é a tecnologia 5G?

5G é a nova geração de banda larga sem fio/ internet móvel. Mas não se engane, o 5G não é apenas uma internet mais rápida, ele é uma tecnologia que veio para acompanhar as necessidade de um mercado mais ágil, mais conectado e com maior necessidade de integração entre diversas fontes.

Com o 5G, nós temos uma conexão 100x mais rápida do que temos com o 4G, isso equivale a um tempo de latência bem baixo, ou seja, a conexão entre aparelhos e servidores de internet possuirão um tempo de resposta ágil o suficiente para um médico nos Estados Unidos realizar uma cirurgia no Brasil com o uso de inteligência artificial. 

Lembrando que não se trata apenas de agilidade, mas também de estabilidade. O 5G é mais ágil e mais estável do que o 4G, vamos falar mais sobre isso alguns parágrafos à frente. 

A evolução da tecnologia dos dados móveis

É importante que você entenda que as tecnologias de rede móvel (1G, 2G, 3G, 4G, 5G…) surgem sempre em decorrência das necessidades do mercado, ou seja, quando uma tecnologia é considerada obsoleta, ela dá lugar a uma nova e assim por diante. 

Na tecnologia móvel, isso geralmente leva em torno de 10 anos para acontecer e cada uma dessas etapas traz consigo as mudanças equivalentes ao que o mercado busca para aquele momento. 

Para que fique mais fácil de compreender, aqui vai um breve resumo do que vivemos até hoje: 

1980: 1G 

A primeira geração de redes móveis cujo propósito era simplesmente fazer ligações entre aparelhos sem fio. 

Neste momento não eram necessários aparatos de internet (ainda não havia chegado aos dispositivos móveis), o sinal das antenas era apenas focado em fornecer uma cobertura de sinal ininterrupto para ligações em tempo real. 

1990: 2G 

Houve uma mudança significativa do modelo de dados móveis analógico, para o digital. Com o 2G, já existia uma necessidade de ir além da voz. 

O 2G veio trazendo consigo a possibilidade de enviar mensagens de SMS e MMS, com textos, fotos e até e-mails.

2001: 3G

Um grande marco para os dispositivos móveis! O 3G foi além do texto e de fotos, com ele se tornou possível realizar chamadas de vídeo e assistir à TV do celular. Com ele, aplicativos como o WhatsApp começaram a surgir.

Também houveram mudanças significativas com relação a estabilidade dos sinais e a agilidade de conexão. 

2010: 4G

Com o aumento significativo do tráfego de dados, era necessário ter mais velocidade, mais estabilidade e mais aplicações.

O 4G possibilitou todas estas funcionalidades tendo um impacto altamente significativo no universo dos jogos e serviços de streaming, dando também espaço para o armazenamento em nuvem. 

Agora, além de televisão, fotos, vídeos e ligações, também poderíamos encaminhar áudios, ter acesso à internet com cada vez menos limitações, redes sociais e muito mais. O 4G tornou os dispositivos móveis uma extensão dos desktops

2020: 5G 

A IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas) e a IA (Inteligência Artificial) tomaram conta do mundo. Com isso, tornou-se necessário mais um rompimento no universo dos dados móveis. Agora precisamos conectar diversos dispositivos de uma vez só, precisamos que as funcionalidades ao nosso redor estejam conectadas. 

Para isso, surgiu o 5G. 

Quais são as diferenças entre o 4G e o 5G?

Além do tempo de resposta ser mais rápido e mais estável, como mencionamos acima, o 5G já vem oferecendo uma gama de acessibilidade bem maior do que o 4G. Seria até injusto colocar o 5G como uma simples evolução do 4G.

Isso porque o foco não deve ser apenas na diferença de velocidade e estabilidade, mas, sim, na diferença que esses dois itens combinados irão fazer no dia a dia de pessoas e empresas. 

Na prática, enquanto o 4G chega a uma velocidade de transferência de 1G/s, o 5G chegará a 10GB/s. Ou seja, um download poderá ser até 100 vezes mais rápido!

Quais são as vantagens do 5G?

O 5G já chegou a 5 capitais do Brasil e ao Distrito Federal e já é amplamente utilizado nos Estados Unidos. Em pouco tempo, já podemos ver algumas evoluções. 

Em agosto de 2022, o Hospital das Clínicas em São Paulo, já iniciou os testes para utilizar a tecnologia nos ultrassons à distância e em cirurgias robóticas.

Você já imaginou a sua lista de compras automatizada? Isso será possível com o 5G. 

Enquanto com o 4G você faz o pedido pelo aplicativo quando deseja algo, com o 5G a sua geladeira poderá identificar sozinha a falta de algum produto determinado e pedir o serviços no local de sua preferência. 

Além de tudo o que já falamos aqui, segue abaixo mais alguns outros benefícios que podemos identificar com a utilização do 5G:

  • Menor consumo de energia;
  • Tempo de conexão entre aparelhos móveis menor do que 5ms;
  • Maior aumento na duração de baterias;
  • Aumento no número de aparelhos conectados.

Tudo isso irá impactar diretamente no consumo e, como consequência, nos custos. Menor energia = menor valor para pagar a energia gasta. 

Também não podemos esquecer que toda essa conectividade decorrente da necessidade em desenvolver o 5G é uma consequência da IoT. Com a chegada do 5G, a conectividade será cada vez maior. 

Carros conectados com as luzes das ruas, semáforos e até travessia de pedestres poderão ser uma realidade com a alta conectividade e baixa latência decorrente do 5G. As cidades inteligentes também começarão a funcionar com o tráfego gerenciado por dispositivos inteligentes e câmeras de segurança com imagens de altíssima qualidade e em tempo real.

A tendência é que novos serviços de integração sejam disponibilizados e que tanto pessoas quanto empresas ganhem tempo em atividades simples que possam ser realizadas pela inteligência artificial.

E então, quer saber mais sobre o funcionamento do 5G e como ele irá impactar o mundo dos negócios? Aproveite para baixar o nosso e-book gratuito: Tecnologia 5G: um guia de possibilidades no mundo dos negócios.

Até a próxima!

compartilhe esse post:

receba nossas novidades

Assine nossa Newsletter e receba semanalmente um resumo de tudo o que você precisa saber!

veja também...